23 de janeiro de 2014

A primeira prática importante



Há muitas práticas de uma vida cristã normal. A primeira prática importante é invocar o nome do Senhor (At 2:21,32,36). O Senhor passou por um processo para se tomar o Espirito que dá vida. Agora Ele é semelhante ao ar que respiramos (1Co 15:45). Invocá-lo é a maneira mais fácil de respirá-Lo como Espírito, ou seja, de receber em nosso interior todas as Suas riquezas divinas (Jo 20:22).

A Prática Normal na Bíblia

Invocar o nome do Senhor não é prática nova. Começou com Enos a terceira geração da humanidade (Gn 4:26). Enos significa “fraco, frágil, mortal". Quando percebe que é frágil e fraco, o homem invoca o Senhor para tomar a Deus como sua força. Invocar continuou através do Velho Testamento (Gn 12:8; 13:4, 21:33). Pessoas como Abraão, Moisés, Davi e outros sempre invocaram o nome do Senhor para desfrutar a salvação de Deus (Sl 17:6). Finalmente Joel profetizou que muitos outros invocariam o Senhor para receber o derramamento do Espirito (Jl 2:28-32).

No princípio da era neotestamentária, no dia de Pentecostes, Pedro pediu a todas as pessoas arrependidas que invocassem o Senhor para receber a salvação de Deus (At 2:21). Depois, o invocar foi praticado em toda parte pelos crentes, tornando-se sinal de ser cristão (1Co 1:2).

No começo, Paulo perseguia os que invocavam o Senhor (At 9:14-21), inclusive Estevão (At 7:58-60). No seu batismo, foi levado a invocar. Isso tornou-se o seu arrependimento por ter perseguido os crentes que invocavam. Paulo deve ter continuado a prática de invocar, pois disse que ninguém pode invocar o Senhor exceto no Espírito Santo. Também disse aos crentes em Roma que o Senhor é rico para com todos os que O invocam e que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10:12,13). No fim da vida, ele ordenou ao seu jovem cooperador, Timóteo, que fugisse das paixões da mocidade e seguisse a justiça, a fé, o amor e a paz com os que de coração puro invocam o Senhor. É evidente que invocar era muito importante para os cristãos naquela época. Paulo começou sua vida cristã invocando, continuou a ensinar isso e terminou com uma ordem firme de invocar (Hb 13:15).

A Prática Constante

Invocar é a maneira alegre de beber da fonte da salvação de Deus. (Sl 116:1-2). Temos de invocá-Lo a cada momento. Na Bíblia invocar quer dizer "chamar". Freqüentemente precisamos invocar em voz alta para romper a barreira e entrar no espírito. Por vezes, temos de invocar baixo por causa dos outros. Precisamos invocá-Lo o tempo todo (Is 12:1-6). Temos de praticá-lo até que se torne um hábito, assim como respirar.

http://www.desfrute.net/artigos.php?t=943