28 de março de 2014

O serviço das irmãs

(Romanos 16: 1-4, 6, 12b)
Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia,para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.
Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.



     No capítulo 16 de Romanos, não encontramos doutrinas, mas apenas um grande número de nomes. Como nenhuma palavra é desperdiçada na Bíblia, devemos considerar a menção desses nomes pelo apóstolo Paulo como algo muito importante. Queremos destacar um desses nomes, com um objetivo especial. Trata-se de Febe (vs. 1,2). A maioria dos cristãos pode considerar Romanos 16 meramente como um capítulo de saudações, mas, na verdade, esse capítulo revela a vida prática da igreja. Nele podemos ver que a vida adequada da igreja depende primeiramente das irmãs.
     Antes de Paulo saudar os irmãos, ele recomendou-lhes Febe de maneira muito significativa.
Depois saudou também a uma irmã chamada Maria, a outras duas irmãs (Trifena e Trifosa) e a Pérside. Pela inspiração do Espírito Santo, Paulo dispôs sua recomendação e saudações com o propósito de mostrar que as irmãs ocupam o primeiro lugar na vida prática da igreja.

Espírito de serviço

   Se observarmos cuidadosamente, veremos que tudo que está relacionado a essas quatro irmãs refere-se a todos os aspectos da vida prática da igreja. Neste artigo, veremos alguns detalhes a respeito de Febe. Ela é uma irmã que serve à igreja (v. 1). Ela, portanto, representa o espírito de serviço na vida da igreja. Na vida prática da igreja, o primordial não é doutrina, mas servir. A pessoa recomendada por Paulo não é uma pastora, mas uma irmã que serve. A Palavra de Deus é econômica, mas Paulo usa dois versículos para recomendar essa querida irmã, a fim de indicar de que maneira ela serve (vs. 1,2). Paulo primeiramente a chama de "irmã que serve" (diaconisa, no grego), e depois a chama de protetora de muitos, o que indica a alta estima que tinha por ela.
    A melhor enfermeira de um ótimo hospital poderia representar parcialmente a figura do serviço de uma protetora romana. Na época de Paulo, uma protetora era alguém que estava sempre próxima às pessoas, cuidando delas, suprindo suas necessidades, carregando seus fardos e resolvendo seus problemas. Paulo recomendou aos santos da igreja em Roma que cuidassem de Febe porque ela servira a muitos dessa maneira. Seu serviço significava que ela proveria tudo de que se necessitasse. O serviço da melhor enfermeira pode dar uma vaga ideia do serviço de tal protetora.
    Em certo sentido, a igreja é um hospital, um abrigo para cuidar de muitos doentes. Precisamos trazer os doentes para esse refúgio e cuidar deles. Alguns irmãos são médicos, e as irmãs e outros irmãos têm o papel de enfermeiros. Se as irmãs amam o Senhor e desejam, de fato, viver para a igreja, elas precisam considerar se irmãs que servem, como enfermeiras em um hospital. Todavia, esse cuidado de enfermeira é apenas um aspecto do serviço de uma protetora romana.
    A palavra referente ao Espírito Santo, traduzida por Consolador, é a palavra grega parakletos. É difícil a qualquer tradutor encontrar a melhor palavra portuguesa para traduzir esse termo. A melhor sugestão é a palavra que significa protetor romano. O Espírito Santo é o Protetor, e todas as irmãs que servem são protetoras. Além disso, 1 João 2: 1 diz que o Senhor Jesus hoje é nosso Protetor junto ao Pai. Neste versículo, a palavra parakletos é normalmente traduzida por advogado, mas a melhor tradução seria protetor, alguém chamado para estar junto às pessoas, pára cuidar de tudo de que necessitarem. Um protetor romano cuida de suas causas judiciais e também dos seus negócios.

Um grupo de irmãs servindo

    Paulo recomendou essa irmã para mostrar que, em toda igreja, há a necessidade de um grupo de irmãs que sirvam como Febe, um grupo de irmãs que cuidem dos santos, pois as irmãs têm um papel muito importante na edificação da igreja. Elas podem cuidar de muitas questões práticas, liberando assim os irmãos para outras atividades.

Na igreja e para a igreja

   O segundo aspecto vital implícito na recomendação de Febe por Paulo é que ela era uma irmã absolutamente relacionada à igreja. Ela era uma irmã na igreja, e não uma pessoa isolada, fazendo sua própria obra. Ela foi recomendada por ser alguém que serve à igreja, alguém que está na igreja e é para a igreja. Ela serviu a muitos exclusivamente na esfera da igreja. Febe era uma irmã completa-mente para a igreja.
   É de muito valor para o Senhor o fato de as irmãs estarem servindo na igreja. Tudo o que você faz na igreja ou para a igreja tem significado. Tudo o que você faz fora da igreja ou que não vise a igreja, não tem muito valor. É fácil encontrar irmãs que amem as pessoas e cuidem delas, porém fora da esfera da igreja, o que faz seu serviço ter pouco valor espiritual. Mas quando elas virem a importância da igreja para o Senhor, não mais farão nada que não vise a obra-prima de Deus, a noiva de Cristo, a expressão de Deus nesta terra.
Baseado em "AWord for the Sisters" de Witness Lee.
(Jornal Árvore da Vida)