7 de março de 2014

Os sofrimentos Ganho são pra mim.


“Nunca ouvi alguém dizer: “As lições mais profundas da minha vida vieram por meio de tempos de conforto e tranqüilidade”.Mas já ouvi santos fortes dizerem: “Todo avanço significativo que fiz em assimilar as profundezas do amor de Deus e em crescer na comunhão com Ele veio por meio do sofrimento.”
(John Piper)

Deus está no controle

 ...(1 Pe 2:20). "Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus."
Na vida da igreja, nos deparamos com experiências de sofrimentos semelhantes a essas. O versículo 21 continua: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos”. O Senhor Jesus é nosso exemplo. Ele foi julgado, foi esbofeteado pelas pessoas, sofreu e em tudo isso nos deixou o modelo para seguir Seus passos. Se Ele sofreu, nós também temos de sofrer. Deus não nos destinou a sofrer na era vindoura, mas Ele nos destinou a sofrer nesta era. Além disso o sofrimento é necessário, porque por meio dele negamos a vida da alma. Louvado seja o Senhor!
Cada sofrimento nos traz benefícios, segundo vemos no coro do hino 320, que diz: “Os sofrimentos Ganho são pra mim. Em lugar do que me tomas, Tu, Senhor, Te dás a mim”. Por causa dos sofrimentos, certas coisas são tomadas de nós. Porém o Senhor Se acrescenta a nós no lugar do que é tomado. Além do mais, o Senhor conhece nossos sofrimentos, pois Ele mesmo teve a experiência de sofrer. Quando sofremos por praticar o bem, podemos dizer que o fazemos juntamente com Ele (Rm 8:17).
O modelo que o Senhor nos deixou é: “O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (1 Pe 2: 22-23).
O Senhor Jesus não revidava o ultraje quando era afrontado. É possível que haja pessoas que nos ultrajem ou falem mal de nós. Contudo, se formos espirituais e cheios de vida, seguiremos como o Senhor seguiu: quando ultrajado, não revidou; quando maltratado, não fez ameaças, mas entregava-se Àquele que julga retamente. Quando nos depararmos com circunstâncias assim, devemos buscar o Senhor e apresentar nossa situação diante Dele a fim de que Ele julgue retamente. Desse modo, se passarmos por esse julgamento, as coisas se tornarão manifestas. Precisamos aprender a ser como o Senhor, que não revidava quando, ao praticar o bem, alguém vinha ultrajá-Lo ou caluniá-Lo.
Quando nossa obra for criticada, ainda que estejamos seguros de que o Espírito Santo é quem a tem conduzido, devemos tomar o modelo do Senhor, não revidando com ultraje. Antes, devemos colocar tudo diante Daquele que julga retamente todas as coisas. Não vindiquemos nada, mas simplesmente aprendamos a aguardar no Senhor.
Os versículos 24 e 25 dizem: “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma”. Como o Servo de Deus, o Senhor passou por toda sorte de sofrimentos na terra e agora pode aconselhar-nos nessa questão. Nós, por outro lado, devemos tomar essas palavras como nossas, sabendo que nossos pecados foram colocados na cruz para que vivamos para a justiça. Por isso temos um só Senhor e somos Seus servos!
(Alimento Diário)


LOUVADO SEJA O SENHOR JESUS!