28 de março de 2014

Sabe de uma coisa?


 
 
Na época de Jesus, o teto das casas eram bem diferentes do que são hoje. Era feito de traves cobertas de junco e com grossa camada de argila por cima. Algumas vezes os caibros do teto eram sustentados por uma fileira de esteios no meio do cômodo.
     Para deixar o teto plano e à prova d'água, eles usavam rolos de pedra para espalhar e compactar a argila. Cada ano, antes da estação das chuvas, os tetos tinham de receber nova camada de barro para tapar as rachaduras que surgiam com o calor do verão anterior.
     O teto das casas não eram somente para proteger do sol e da chuva: Era também era usado para outras coisas. A família poderia dormir ali no verão ou usá-lo para secar ao sol sementes, grãos, uvas, figos, linho etc. Assim, por segurança, tinham de construir ali um parapeito" como Deus mandou em Deuteronômio 22:8, para ninguém cair e morrer.
      Como você vê, os amigos do paralítico tiveram muito trabalho para levá-lo até a presença do Senhor; tiveram até de cavar o teto e remover toda aquela argila e o junco. Mas valeu a pena: o Senhor ficou tocado pela fé deles e lhes curou o amigo.


Entendendo as palavras...
Trave = grande tronco ou madeiro grosso, também chamado de viga, usado para sus tentar o sobrado ou o teto de uma construção.
Junco = plantas com hastes lisas, finas e flexíveis que crescem nos lugares úmidos ou alagados.
Caibros = peças de madeira que vão do meio do telhado até a beirada.
Esteios = peças de madeira, ferro, pedra etc, que servem para segurar ou escorar alguma coisa.
'Parapeito = parede, muro à altura do peito
(Suplemneto do JAV)