13 de junho de 2014

A importância do quebrantamento


Não existe pessoa mais bela que aquela que está quebrada! A teimosia e o amor-próprio dão lugar a beleza naquele que tem sido quebrado por Deus. No Antigo Testamento, vemos Jacó que mesmo no ventre de sua mãe lutou com seu irmão. Ele era sutil, cheio de truques e enganador. Contudo, sua vida foi cheia de tristezas e desastres. Quando jovem, fugiu de casa. Durante vinte anos foi iludido por Labão. A esposa amada de seu coração, Raquel, morreu prematuramente. José, o filho amado, foi vendido. Anos depois, Benjamin foi detido no Egito. Ele foi sucessivamente tratado por Deus, encontrando infortúnio após infortúnio. Foi ferido por Deus uma vez, duas vezes; na verdade toda sua história pode ser contada como a de alguém que foi constantemente ferido por Deus. Finalmente, depois de tantos tratamentos, o homem Jacó foi transformado. Nos últimos anos de sua vida, ele estava bem transparente. Quão nobre foi sua resposta a Faraó! Quão maravilhoso foi seu fim! Quão claras foram suas bênçãos aos seus descendentes! Após lermos a última página de sua história desejamos inclinar nossa cabeça e adorar a Deus. Várias décadas de quebrantamento resultaram na destruição do homem exterior de Jacó. Na velhice, sua figura é maravilhosa.
 Cada um de nós tem muito da natureza de Jacó. Nossa única esperança é que o Senhor abra um caminho destruindo o homem exterior, até o ponto em que o homem interior possa sair e ser visto. Isso é precioso, esse é o caminho daqueles que servem ao Senhor. Só assim podemos servir, só assim podemos conduzir as pessoas ao Senhor. Só assim podemos servir, só assim podemos conduzir as pessoas ao Senhor. Tudo o mais tem o valor limitado. As doutrinas não tem muita utilidade, tampouco a teologia. Qual a utilidade de um conhecimento bíblico meramente mental, se o homem exterior permanece sem ser quebrado?
Só é útil a pessoa através da qual Deus pode fluir.
 Depois que o nosso homem exterior for ferido, tratado e conduzido por várias provações, teremos ferimentos sobre nós, permitindo assim que o espírito apareça. Receamos encontrar alguns irmãos e irmãs cuja vida continua intata, sem nunca ter sido tratada e transformada. Que Deus tenha misericórdia de nós, mostrando-nos claramente esse caminho e revelando-nos que esse é o único caminho. Que ele também nos mostre que nisso é desvendado o propósito de todos os Seus tratamentos que foram aplicados nesses poucos anos, sejam dez ou vinte. Portanto, ninguém despreze os tratamentos do Senhor. Que Ele verdadeiramente nos revele o que significa a destruição do homem exterior. Se o homem exterior permanece intato, todas as coisas estariam meramente em sua mente; totalmente sem utilidade.
 Esperamos que o Senhor lide conosco completamente.

 A Importância do Quebrantamento ( Watchman Nee)
Fonte:Igreja em Guarapari