14 de junho de 2014

Um lar feliz!


AOS PAIS...

Criar os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor.
(Efésios 6:4)

A felicidade é tudo o que o homem busca; é a motivação de tudo o que faz. Desde o amanhecer até o anoitecer, é isso que todos querem alcançar. Poderíamos perguntar: onde ela está, que devemos fazer para encontrá-la e qual é a sua expressão?
Queremos começar a responder dizendo onde ela não está: não está à venda nas prateleiras dos supermercados ou em algum shopping center; também não está no sucesso, no poder ou na fama que uma pessoa possa conquistar; também não está nos títulos acadêmicos que alcançamos. Não são poucos aqueles que testemunharam que todos os bens e glória acumulados não lhes garantiram nada, a não ser um profundo vazio. Nas palavras do rei Salomão: buscar essas coisas imaginando que se está buscando a felicidade é o mesmo que correr atrás do vento (Eclesiastes 2:11).
A felicidade está em Deus. É Ele que é a fonde da felicidade. Nessa fonte podemos encontrar tudo o que a ela está associado: bem-estar, alegria, satisfação e paz. Nada disso poderia ser um artigo de compra, tampouco objeto de nossas conquistas pessoais. Se quisermos a felicidade, devemos nos voltar a Deus.
Saber que a felicidade está em Deus apenas indica onde ela pode ser encontrada, mas não nos garante que vamos conquistá-la. A Bíblia apresenta dois passos para que o homem se aposse da felicidade. O primeiro é temer a Deus. Aquele que teme a Deus apresenta algumas características: ele O ama, honra-O, confia Nele e O glorifica em seu viver diário.
Temer a Deus é a melhor maneira de obter a felicidade. Mas ainda não acabou; falta dar mais um passo. É preciso andar em seus caminhos. Os caminhos de Deus são feitos de santidade e justiça. Conforme você se separa deste mundo sujo, abominável e deixa para trás a injustiça, a mentira e as acusações, você vai encontrando o caminho que o conduz à felicidade. Seria muito bom avaliarmos que caminhos estamos trilhando.
Assim como uma árvore tem frutos que mostram se ela é saudável, as pessoas que temem a Deus e que andam em Seus caminhos - e por isso são felizes também - têm Sua expressão. Essa expressão pode ser notada no interior da própria casa.
Vejamos algumas dessas expressões de felicidade: cada um, esposo e esposa, torna-se uma videira frutífera. A videira na Bíblia simboliza a vida, a alegria e a bênção. A expressão de felicidade no marido e na esposa pode ser vista também nos frutos que um produz para o outro. Cada um gera exatamente aquilo de que o outro precisa. Mas o fruto geral que abraça todos os outros é o amor. Se você deseja que seu cônjuge o ame, então ame a Deus e faça primeiramente Sua vontade. Quanto mais você amar o Senhor, mais seu cônjuge o amará.
Outra importante expressão da felicidade está relacionada com o modo como os filhos vivem. Uma casa feliz é a que tem filhos semelhantes a brotos. A existência do broto aponta para a vida em crescimento normal. Como é bom olhar para os filhos e ver que estão crescendo, progredindo em todos os campos de sua vida. Crescem em estatura e graça diante dos homens e de Deus.
Contemplar os filhos em torno da mesa também é motivo de grande prazer. É perfeito: pais e filhos juntos fazendo as refeições, comendo o pão que nunca falta. A cena também sugere que essa casa é um lar. Casa é um lugar onde buscamos abrigo; lar é um lugar aconchegante onde gostamos de estar juntos.
Como foi possível perceber, ser um bem-aventurado, isto é, uma pessoa feliz na terra, não é algo que podemos obter por nós mesmos. Somos incapazes de conseguir tal façanha à parte de Deus. Se os pais querem ter um lar pleno de felicidade, então é hora de temer ao Senhor e andar em Seus caminhos. Se fizerem isso, Deus transformará sua casa em um lar, onde se poderá desfrutar Sua bênção, prosperidade e paz, as quais se estenderão para seus filhos e filhas de seus filhos.
( Jornal Árvore da Vida)