Bom dia!Venha refletir comigo.

      Um discípulo dirigiu-se ao mestre e perguntou: "Mestre, por que devemos ler e decorar a Palavra de Deus se não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo o pouco que havia sido guardado?".
     O mestre não respondeu imediatamente ao discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois lhe ordenou: "Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha-o de água e traga-o até aqui". O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Tomou o cesto, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era cheio de furos, a água foi escorrendo, e, quando chegou até o mestre,já não restava nada.
    O mestre perguntou-lhe: "Então, meu filho, que você .aprendeu?". O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente: ''Aprendi que cesto de junco não segura água".
    O mestre ordenou -lhe que repetisse o processo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe: "Então, meu filho, e agora que você aprendeu?". O discípulo novamente respondeu com sarcasmo: "Que cesto furado não segura água". O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa.
Depois da décima vez, o discípulo estava exausto de tanto descer e subir as escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo: "Então, meu filho, que você aprendeu?", o discípulo, olhando para o cesto, percebeu admirado: "O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de enchê-lo acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo". 
     O mestre, por fim, concluiu: "Não importa que você não consiga decorar todas as passagens bíblicas que lê; o que importa, na verdade, é que no processo de leitura sua mente e seu ser são lavados diante de Deus".
     Que podemos aprender com essa história? Não esperemos sentir algo ao ler a Palavra de Deus a fim de que nos sintamos motivado a fazê-lo novamente. Quanto mais temos contato com ela, mais somos lavados.No dia a dia nos envolvemos com muitas coisas que há no mundo e nem percebemos que elas acabam nos sujando e contaminando. É mediante o contato com a Palavra de Deus que podemos ser lavados e renovados diariamente. Como está escrito: 
"Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra" (Efésios 5:26). 

Portanto, amado leitor, não nos cansemos de ir à Palavra diariamente. 
É por meio dessa prática que seremos lavados da sujeira do mundo.

JORNAL ÁRVORE DA VIDA


14 comentários:

  1. Renovando-nos pela Palavra!
    Tenha uma ótima semana, Insondáveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais linda né,Celina?!
      A palavra nos lava,nos transforma e faz de nós vencedores.
      Um abração pra você,princesa preciosa!

      DEUS seja contigo e te dê muita paz!

      Excluir
  2. Em meio ao mundo tão sujo que a todo instante nossos olhos, ouvidos e mentes são poluídos e é por isso nao podemos deixar de ler a palavra de mergulhar fundo nela, pois assim seremos limpos, fortalecidos alimentados na fé.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei,Irene!

      Não podemos mesmo,amada.
      Ai de nós se não nos voltarmos de coração para a palavra do Senhor.É dela que vem nosso suprimento,nossa força e consolo.
      Ler meditar na palavra de Deus nos trás salvação e vitórias.
      Paulo disse lá em colossenses:Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo.A palavra precisa habitar em nós,fazer morada eterna em nosso coração.

      Que Deus a fortaleça para meditar na Sua palavra todos os dias da sua vida para que nada nesse mundo abale sua fé em Cristo.
      Que você seja morada eterna da palavra do Senhor.

      Paz,preciosa princesa!
      Abraços!


      Excluir
  3. Olá querida!
    Mensagem muito edificante.
    Quanto mais estudamos a Palavra de Deus, mais intimamente nos ligamos a Deus e somos transformados. Somos purificados... aprendemos a entender o que o Senhor está nos falando em cada situação.
    Muitas pessoas não querem recorrer a Palavra de Deus pra ouví-lO, querem ir até o pastor ou a algum irmão e que esses digam o que Deus irá fazer ou o quer delas... se acomodam e fazendo isso, sem estudar a Palavra de Deus, acreditarão em qualquer coisa, serão enganados facilmente pelo inimigo.
    Estamos no tempo do fim e satanás usará de muitas estratégias para enganar os que amam a Deus, por isso devemos estudar dia a dia a Sua Palavra pra nos familiarizarmos com a voz do Pastor, com o seu modo de falar e agir e não nos deixarmos enganar por falsos mestres... falsos profetas, como a Bíblia diz.
    Um beijo enorme e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom você nos trazer esse lembrete,Cida...
      Muitos estão preferindo recorrer ao pastor e assim,vão se enfraquecendo e desfalecendo na fé.Não que seja errado procurar os pastores,mas primeiro devemos saber de Deus,devemos meditar em Sua palavra e buscar esclarecimentos nEle para não sermos enganados.
      Está escrito:Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;E não quereis vir a mim para terdes vida.(João 5:39,40).
      O próprio Jesus disse:e não quereis vir a mim para terdes vida.
      Misericórdia!
      Que isso possa mudar não é mesmo,Cida?!
      Porque o fim se aproxima e satanás está sedento de almas para fazer companhia para ele..
      É tempo de nos consagrarmos mais e mais.Não podemos ficar desanimados e nem com preguiça de ler a Bíblia,ou orar.Devemos nos santificar e buscar mais a presença do Senhor para crescermos em vida. Devemos anelar ser aqueles que buscam ter intimidade com o Pai e isso se conquista através da leitura da Bíblia e oração.
      Como Deus falará ao nosso coração se não estamos sendo filhos obedientes?
      É nosso dever estudar as escrituras todos os dias e isso só trará bençãos para nossa vida.

      Um super abraço pra ti,princesa Cida!

      Excluir
  4. É mesmo assim, quanto mais lemos a palavra de Deus, mas ela vai nos purificando e santificando ao seu molde. Bela e edificante reflexão. Amiga querida amei sua doce visita nos meus cantinho e carinho que lá deixou. Bjs amo vc em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.Nal!

      Com estás,preciosa?!
      Bem,eu posso responder por você...Você está radiante de felicidade,não é mesmo?Louvado seja Deus por sua vida.

      Sim,amada,quanto mais lermos a palavra e dermos espaço para o Senhor trabalhar em nós mais Deus nos usará para fazer a sua vontade.
      A palavra tem o poder de nos purificar e fortalecer a nossa fé em Deus,sem falar que ela é o nosso manual de instruções.Tudo que precisamos está contido nela.
      Que a palavra de Deus esteja sempre nos seus lábios para edificar aqueles que se achegam a ti,Nal.
      Que você seja uma carta viva para o mundo.
      Grande abraço,pessoa querida!

      Fiel abraço!

      Excluir
  5. Oi preciosa amiga, muito boa esta reflexão!

    A Palavra de Deus nos limpa, nos santifica e nos dá vida.
    Sabemos que quando lemos a Bíblia, não estamos lendo um livro com palavras vazias. Ainda que pareça que nossa leitura bíblica não foi proveitosa, por experiência própria digo: o Espírito Santo nos faz lembrar da Palavra na hora em que mais precisamos e assim aplicamos à necessidade do momento.
    “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12
    A Palavra de Deus jamais volta para Ele vazia, antes cumpre propósitos “Assim será a minha Palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Isaías 55:11
    Portanto continuemos a fazer nossas leituras Bíblicas.

    Glórias a Deus que nos purifica através da Sua Palavra!

    Forte abraço!
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus,Neiva!
      “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”Ela fez isso comigo...
      Veio até mim e iluminou minha vida,me tirou da escuridão,mudou completamente meu viver.
      Já aconteceu comigo de ter dias em que estava lendo não sentir muita diferença e nem muito prazer no momento da leitura.Eram os meus sentimentos falando alto.Eu não "sentia".Aprendi que se um coração vive pelo que sente jamais poderá tocar no Senhor profundamente,pois os nossos sentimentos vacilam.Pode acontecer de lermos a Bíblia somente quando estivermos alegres,ou quando sentirmos vontade...isso é SENTIMENTO.
      Não podemos viver nossos dias somente pelos sentimentos,devemos viver por fé.
      Tem dias que não sinto nem um pouco de vontade ler mas eu leio assim mesmo,e a medida que vou lendo, mesmo sem querer um gozo inunda meu ser e logo começo a sentir o Senhor falar comigo ,ao meu coração em cada palavra que leio.Já pensou o que seria de mim se eu dissesse: Ah quando der vontade eu leio.

      Que o senhor tenha misericórdia de todo nós e nos livre de viver assim,sem tocar na sua palavra,sem meditar nos seus ensinamentos.
      Vamos viver por fé!

      Grande abraço pra você querida e preciosa Neiva!
      Deus a abençoe muito!

      Excluir
  6. Voltei aqui para te desejar um lindo e abençoado final de semana. Vc é preciosa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Nal!
      Obrigada pelo grande carinho e atenção,minha amiga.
      Que Deus derrame bençãos sem fim sobre sua casa,sua vida e sua família.
      Que seus dias sejam imensamente felizes.

      Fortíssimo abraço!

      Excluir
  7. Bom dia amada

    Eu leio, e muita coisa guardo no meu coração, ai naquele momento difícil ela vem, as vezes vem do meu jeitinho, para me lembrar, ai pego a bíblia e vou dar uma olhada.
    Mas procuro guardar no meu coração.

    bjokas e um dia abençoado =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais linda,Bell.É assim mesmo.
      Por isso precisamos ler,para que o Senhor nos traga à memória no momento da necessidade.
      Continue firme,não deixa de ler a Bíblia e nem de meditar no que o Senhor fala contigo.
      Ele é a sua força.Tudo o que você precisa está em Cristo.
      Fiel abraço em tim,princesa,Bell!

      Excluir