12 de junho de 2016

O poder do evangelho, o operar da luz e o dissipar das trevas.



Em Romanos 1:21-32 vemos inúmeros pecados cometidos pelos homens. Ao olhar essa lista podemos pensar que não há salvação para pessoas assim. Entretanto, louvado seja o Senhor, o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo o que crê.
Até mesmo as pessoas que cometem esses pecados, mesmos as que vão contra Deus, podem ser salvas. Por isso voltamos a dizer: não importa quão grave seja o pecado, o evangelho, que é o poder de Deus, chegou até nós e nos deu a remissão dos pecados. O objetivo do evangelho da graça é salvar todo tipo de homem, mesmo o que se encontra na condição mais vil.
Diante da condição do homem, apresentada por Paulo no início de sua epístola aos romanos, vemos que todos nós precisamos ser iluminados. Deus é luz, por isso Ele não justificará aquele que erra, pois não inocenta o culpado. No entanto, ao menor sinal de arrependimento, Deus o perdoará (Na 1:3; Rm 2:4).
Quando estamos sob a luz divina, vemos nossa condição e conhecemos o próprio Deus. Em 1 João 1:5 lemos: “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma”. Esperamos que a luz divina alcance todas as pessoas.
O versículo 6 diz: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”. Isso prova que há a possibilidade de que filhos de Deus mintam e levantem falsas acusações.
Prosseguindo no versículo 7: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. Se estamos na luz, mantemos comunhão, e quem está na comunhão ainda tem chance de ser purificado. Na comunhão, temos o sangue de Jesus, Seu Filho, que nos purifica de todo pecado. Por estarmos na era da graça ainda temos a oportunidade de reconciliar-nos com Deus. Se confessarmos nossos pecados, o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purificará.
A luz descrita na Primeira Epístola de João dissipa as trevas dos pecadores descritos no primeiro capítulo de Romanos. O homem que cai na situação de pecado precisa ser iluminado e em seguida confessá-lo, senão o pecado permanecerá, e, quando o Senhor voltar, Seu julgamento estará sobre ele.
Na luz enxergamos nossos pecados e podemos confessá-los. Nela passamos a ter comunhão com Deus, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado. Louvado seja o Senhor! Enquanto a luz opera, podemos ver que o evangelho é o poder de Deus (Rm 1:16).
Vejamos o que diz 1 João 2:8: “Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha”. A verdadeira luz que já brilha dissipa todas as trevas. Assim como o sangue é capaz de nos purificar de “todo pecado”, a luz divina é forte para dissipar todas as trevas. Louvado seja o Senhor! Isso confirma que o evangelho é o poder de Deus.
Ponto-chave:
O perdão de Deus.

Pergunta:
Você tem confessado e se arrependido de seus pecados?