O mestre não respondeu imediatamente ao discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois lhe ordenou: "Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha-o de água e traga-o até aqui". O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Tomou o cesto, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era cheio de furos, a água foi escorrendo, e, quando chegou até o mestre,já não restava nada.
O mestre perguntou-lhe: "Então, meu filho, que você .aprendeu?". O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente: ''Aprendi que cesto de junco não segura água".
O mestre ordenou -lhe que repetisse o processo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe: "Então, meu filho, e agora que você aprendeu?". O discípulo novamente respondeu com sarcasmo: "Que cesto furado não segura água". O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa.
Depois da décima vez, o discípulo estava exausto de tanto descer e subir as escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo: "Então, meu filho, que você aprendeu?", o discípulo, olhando para o cesto, percebeu admirado: "O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de enchê-lo acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo".
O mestre, por fim, concluiu: "Não importa que você não consiga decorar todas as passagens bíblicas que lê; o que importa, na verdade, é que no processo de leitura sua mente e seu ser são lavados diante de Deus".Que podemos aprender com essa história? Não esperemos sentir algo ao ler a Palavra de Deus a fim de que nos sintamos motivado a fazê-lo novamente. Quanto mais temos contato com ela, mais somos lavados.No dia a dia nos envolvemos com muitas coisas que há no mundo e nem percebemos que elas acabam nos sujando e contaminando. É mediante o contato com a Palavra de Deus que podemos ser lavados e renovados diariamente. Como está escrito:
"Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra" (Efésios 5:26).
Portanto, amado leitor, não nos cansemos de ir à Palavra diariamente.
É por meio dessa prática que seremos lavados da sujeira do mundo.
JORNAL ÁRVORE DA VIDA